Servidores do INSS entram em greve por tempo indeterminado

Após meses buscando um acordo junto ao governo federal, os servidores públicos federais do Seguro Social (INSS) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (16) em todo o Brasil. Em uma Assembleia realizada no dia 6 de julho, no Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, do Trabalho e da Previdência do Rio Grande do Sul (SindisprevRS), os servidores do INSS do Rio Grande do Sul apoiaram a decisão da Plenária Nacional da Fenasps, ocorrida em 30 de junho de 2024. Eles rejeitaram a proposta de acordo do governo apresentada na terceira rodada de negociações com o Ministério de Gestão e Inovação (MGI) e iniciaram a greve em todo o Estado.


Daniel Emmanuel, diretor do SindisprevRS, afirma que a última proposta do governo, apresentada em 3 de julho, é insatisfatória para a categoria. “Ela não atende a nenhuma das reivindicações relacionadas à estrutura da Carreira do Seguro Social, que é a principal preocupação dos servidores, e ainda propõe o congelamento da Gratificação de Atividade Executiva (GAE) e a extensão da carreira de 17 para 20 padrões e 4 classes, o que diminui os salários iniciais e desvaloriza a carreira”, explica.


Emmanuel também ressalta que as reivindicações vão além de questões salariais. “As condições de trabalho e o atendimento à população são essenciais, considerando o sucateamento do INSS, sistemas ineficientes e falta de equipamentos. A reestruturação da carreira com a proteção das atribuições específicas é fundamental para proteger a previdência social pública contra a terceirização crescente”, conclui.

4 de dezembro de 2025
Nova resolução do Contran flexibiliza a obtenção da CNH para categorias A e B, permitindo curso teórico online, prática com instrutor autônomo e menor carga horária. Categorias C, D e E seguem sem mudanças.
4 de dezembro de 2025
INSS suspende novas averbações do AGIBANK após auditoria da CGU identificar fraudes graves em contratos consignados, incluindo operações pós-óbito e refinanciamentos irregulares.