Lei estadual proíbe telemarketing para a contratação de consignado

LEI ESTADUAL PROÍBE O TELEMARKETING ATIVO QUE VISA A CONTRATAÇÃO DE EMPRÉSTIMO POR APOSENTADOS E PENSIONISTAS NO PARANÁ


O telemarketing agressivo é uma prática que gera grandes transtornos na vida dos consumidores, em especial quando o alvo da publicidade possui vulnerabilidade econômica e/ou social. É notório e recorrente que instituições financeiras tendem a buscar clientela para contratação de empréstimo consignado entre recém aposentados e pensionistas.


Para conferir proteção aos direitos dos consumidores, o Estado do Paraná proibiu a oferta comercial, proposta, publicidade ou qualquer tipo de atividade tendente a convencer aposentados e pensionistas a celebrarem contratos de empréstimo, muito comum na modalidade consignada.


Isto é um grande avanço para coibir práticas abusivas e prejudiciais. Segundo o texto da Lei Estadual nº 20.276/2020, a celebração de empréstimos de “qualquer natureza” com aposentados e pensionistas deve ser realizada mediante a assinatura de contrato com apresentação de documento de identidade idôneo, não sendo aceita autorização dada por telefone e nem a gravação de voz reconhecida como meio de prova de ocorrência. Ou seja, é proibida a contratação desta modalidade por meio telefônico, o que dificultaria a correta compreensão dos encargos previstos.


A contratação presencial é tida como mais benéfica e confiável na medida em que o contratante tem a possibilidade de analisar visualmente quais os exatos termos da contratação, possibilitando um juízo de conveniência embasado por real acesso à informação.


Caso algum contrato seja realizado em sentido contrário à legislação vigente, fica a instituição financeira sujeita à aplicação de multa administrativa, sem prejuízo de anulação judicial do contrato e pagamento de indenização por eventuais danos decorrentes do ato ilícito civil.


Vitor Augusto Miguel do Amaral

OAB/PR nº 96.295


FONTE

Lei Estadual nº 20.276/2020 – Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Código de Defesa do Consumidor

ADI 6.727 – Supremo Tribunal Federal

Por Eric Rodrigues 7 de agosto de 2025
Foi deflagrado na manhã de terça-feira (5), a Operação Apófis, que tem como alvo uma organização criminosa acusada de fraudar benefícios da Previdência Social em larga escala.
7 de agosto de 2025
A partir de 2 de março de 2026, todos os pedidos judiciais do Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinados a pessoas com deficiência deverão passar, obrigatoriamente, por uma avaliação biopsicossocial.